Início > Produções > Ferramenta útil para análises do espaço geográfico.

Ferramenta útil para análises do espaço geográfico.

A geografia é uma ciência que tem por objetivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenômenos físicos e humanos significativos na paisagem, ou seja, no espaço geográfico. Dentre os vários ramos da Geografia têm-se a Geomática, surgida desde a revolução quantitativa da geografia na metade da década de 1950, sendo que trata das atividades de produção, coleta, armazenagem, análise, transmissão e gerenciamento de informações geográficas que inclui atividades como topografia, cartografia, hidrografia, geodésia, fotogrametria, sensoriamento remoto, processamento digital de imagens, banco de dados espaciais, cadastro técnico, sistemas de informação geográficos (SIG), mapeamento digital e os sistemas de posicionamento por satélite, como o GPS e outros.

Dentre os SIG, o mais comum e mais fácil tanto de obtenção quanto de manuseio é o software GOOGLE EARTH, onde é possível verificar imagens georreferênciadas de todo o planeta e várias outras funcionalidades bem interessantes. O que venho aqui destacar é a nova função da versão atual do programa (GOOGLE EARTH 5) que possibilita visualizar imagens históricas ao redor do globo. Essa funcionalidade está localizada na aba superior do programa e é representada por um relógio.

Mas o que torna essa função interessante para os estudos geográficos?  Pois bem! Ela se torna muito útil para o exercício da comparação e análise de fenômenos na paisagem o que são atividades intrínsecas em análises espaciais, pois evidencia as mudanças ocorridas e as tendências atuais, o que possibilita desenvolver medidas de ordenamento espacial mitigando assim problemas acerca do uso do solo.

Nas imagens a seguir é apresentado um exemplo de como essa função é bastante útil em pesquisas geográficas.

Imagem georreferênciada  em 2005

Imagem georreferênciada em 2009

Nas imagens é possível observar a substituição de equipamentos urbanos, onde na imagem de 2005 o terminal rodoviário rural é substituído por uma estação de trem e um shopping, representados na imagem de 2009, isto mostra a evolução do ambiente urbano teresinense e a mudança dos valores, funções e necessidades demonstradas pela população residente da cidade.

Portanto, o GOOGLE EARTH, é uma ótima ferramenta para o estudo e pesquisa em Geografia, cabe agora colocar a mão na massa ( rsrsrrsrsr) e agregar valor a suas pesquisas. E para isso contem com o LAGEO, que já possui computadores com a ferramenta.

Marco Aurélio

marcoaureliolira1989@hotmail.com

Anúncios
  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: